terça-feira, 24 de maio de 2011

Osama Bin Laden

Osama Bin Laden nasceu em Riade a 10 de Março de 1957 e faleceu em Abbottabad a 1 de Maio de 2011. Foi líder e fundador da Al-Qaeda (a base) uma organização terrorista.

A morte de Osama Bin Laden, levada a cabo por forças militares especiais dos EUA, foi bem acolhida por muitos países, mas ao mesmo tempo levou-os a aumentar o nível de alerta com receio de que nas próximas semanas se registem novos atentados terroristas como retaliação pela operação contra o líder da Al-Qaeda.
"A guerra contra a Al-Qaeda não terminou", advertiu a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, horas depois de o Presidente norte-americano, Barack Obama, ter anunciado a morte de Bin Laden, avisando também que é preciso continuar em alerta.
Desde 11 de Setembro de 2001 quando caíram as Torres Gémeas, atentado reivindicado pela Al-Qaeda, Bin Laden e a sua organização foram os maiores alvos dos Estados Unidos da América. Acreditou-se que Bin Laden e os seus companheiros da Al-Qaeda estavam escondidos perto da costa do Afeganistão e das áreas tribais do Paquistão. A 1 de Maio de 2011, o Presidente Barack Obama anunciou pela televisão que Osama Bin Laden tinha sido morto durante uma operação militar em Abbottabad. O seu corpo teria ficado sob a custódia dos Estados Unidos e sido sepultado no mar após passar por rituais tradicionalmente islâmicos.